Avicultura: a utilização da maravalha é a melhor indicação para a criação de aves.

O lucro ou o prejuízo no setor de avicultura depende muito da forma de cuidar e manejar os frangos. A criação de frangos de corte é hoje uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas.

Um dos cuidados primordiais com os aviários é com a cama dos animais. A cama tem como principal função  o isolamento térmico entre o piso e as patas das aves, sem deixar de ressaltar a diminuição da umidade, o conforto das aves, a manutenção de micro organismos que equilibram o ambiente protegendo contra enfermidades.

A cama deve ser colocada no aviário limpo e desinfetado na espessura entre 8,0 a 10,0 cm e deverá permanecer no aviário até a saída do lote das aves. Esta não deve ser compactada nem úmida, fatores que facilitam a disseminação de doenças infecciosas. A cama compactada determina lesões nas patas e no peito do frango.

Outro fator de relevância é a qualidade do material que compõe a cama. Este deve ser proveniente de local fechado, que não tenha tido contato com animais, pois se contaminada, a cama torna-se um risco na transmissão de doenças. Se estiver formando encrostamento ou umidade a cama nestes locais deve ser trocada.

Levando em consideração todos esses fatores, saiba garantir a segurança e produtividade do seu negócio. Optar por um produto de procedência e que seja livre de contaminação é essencial!