A cama de seu cavalo merece cuidados especiais

Saiba escolher o material certo e garanta a saúde do seu animal!

A modernidade trouxe ao cavalo algumas mudanças de hábitos no seu cotidiano, entre elas, a permanência por horas em baias. Animais de esporte profissional, por exemplo, passam praticamente o dia todo fechados em estábulos.

O grande erro de muitos criadores é não dar a devida importância e nem dedicar cuidados a cama que seu animal será submetido, essa atitude pode prejudicar muito a vida do seu cavalo, pois muitos animais se deitam para descansar (até por várias horas), portanto, as camas se tornaram um elemento tão fundamental quanto à própria alimentação, exigindo assim, atenção e cuidado diários.

Uma cama de cavalo suja ou mal cuidada pode facilitar o aparecimento de doenças e danos aos cascos, além de problemas respiratórios, pela forte presença de amônia, principalmente quando a urina não é bem drenada ou limpa. Para se ter uma boa cama, independente do material usado, o segredo é a: limpeza, conservação e reposição.

Existe uma quantidade enorme de materiais que são usados como camas, de diferentes custos e disponibilidade. A escolha, no entanto, não deve ser baseada na atividade que o animal desenvolve, mas sim nas vantagens e desvantagens que ela proporciona.

A palha é a cama tradicional para os cavalos, sendo a mais barata e fácil de encontrar. No entanto, em geral, ela contém alguns fungos e todos os materiais à base de plantas podem ficar infectados se não forem removidos com regularidade.

Hoje, a maravalha é o material mais utilizado na cama dos animais. É confortável, de fácil manutenção e boas características absorventes. Além disso, a maravalha seca e limpa é uma boa cama para cavalos com problemas respiratórios. A velocidade de consumo e a necessidade de reposição variam de animal para animal e da forma como o tratador dedica-se a limpeza.

Na Maravalha Rossa, nosso principal objetivo é zelar pela qualidade do produto. O processo de secagem e esterilização é realizado a uma temperatura de 500°C a 800°C, eliminando todos os fungos e bactérias. O produto também é inodoro oferecendo higiene e bem estar ao animal.

Além disso, atuamos com produto produzido (livre de veneno), garantindo procedência e qualidade do produto até a entrega ao cliente final.